Blog

pilates1-670x300-1374673701

4 benefícios da boa postura para a sua saúde (que talvez você ainda não saiba)!

Manter o corpo em boa postura é recomendação padrão dos especialistas em saúde e bem-estar. A coluna no lugar não só melhora sua dor nas costas e desconforto, como muda completamente a maneira como seus órgãos se comportam, além de melhorar seu estado emocional. Trocando em miúdos, é essencial para a sua saúde encaixar a coluna na posição certa!

Como diz a sabedoria popular: peito para fora, barriga para dentro e queixo para frente! Mas é claro que o recomendável é uma postura tranquila, que deva ser desenvolvida sem esforço, deixando os ombros relaxados e sem jogá-los muito para trás. Elencamos aqui 4 benefícios que a boa postura proporciona para a sua saúde:

1) Equilíbrio e sustentação para o corpo

A boa postura devolve o corpo ao seu eixo natural, evitando sobrecarga nos ossos e músculos. Desta forma, melhora as dores lombares e cervicais, uma vez que a circulação sanguínea passa a ser completa e os músculos perdem a tensão que causam os incômodos.

2) Boa digestão

A boa postura melhora a digestão, influenciando desde a mastigação até o fluxo gastrointestinal. Quando a coluna não está corretamente alinhada, o estômago fica espremido entre as costelas, o intestino amassado pelo tronco e os nutrientes absorvidos da comida não circulam porque as veias foram obstruídas por vértebras mal empilhadas.

3) Aumento da capacidade respiratória

Quando você está com a postura curvada, mal encaixada, inibe o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O alinhamento reeduca o movimento do diafragma, abre sua caixa torácica e pode aumentar o consumo de oxigênio cerca de 30%, permitindo que mais ar entre no corpo e no cérebro.

4) Melhora do estado emocional

Pesquisas publicadas nas revistas Biofeedback e Health Psychology apontam que manter a coluna em linha reta quando você está se sentindo para baixo ajuda a recuperar a energia, afastar sentimentos de depressão, diminuir o medo e a outras emoções negativas. Outro estudo divulgado pela Revista Entrepreneur indica que a postura correta permite que o corpo se expanda e dê sinais ao cérebro indicando que você está em uma posição de poder, o que aumenta a sua produtividade e autoestima.