Aquecimento, alongamento e relaxamento: conceito, objetivo e exercícios

O corre e corre do dia à dia, faz com que o corpo enfraqueça, comprometendo o individuo nas realizações de suas tarefas seja elas na empresa ou em casa.

A importância de se exercitar é imprescindível não só para a saúde do corpo quanto para a saúde mental.

Os exercícios físicos proporcionam um funcionamento saudável para o coração melhorando a circulação sanguínea, a respiração, controlando as taxas de hormônio no corpo.

Você sabia que a pratica dos exercícios físicos traz diversos benefícios a sua saúde?

Saiba mais: http://www.vitalfit.com.br/praticas-corporais-e-exercicios-fisicos-em-beneficio-da-saude/

Hoje em cada canto do mundo, abre-se uma academia. Os órgãos de pesquisas afirmam que, de 2007 à 2012, o número de academias praticamente triplicaram de 9.300 para 21,7 mil.

Esse aumento ocorre devido a necessidade do individuo em buscar melhor qualidade de vida.

Mas, será que o individuo está alongando o corpo corretamente? O presente artigo traz informações primordiais referente à importância do aquecimento e alongamento distinguindo a diferença do que vem a ser alongamento e aquecimento para a qualidade dos exercícios.

Atividade física exercida corretamente contribui positivamente no relaxamento muscular.

Veja a seguir no artigo de hoje:

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Alongamento x Aquecimento

A maioria das pessoas que fazem exercícios físicos por conta própria não exerce um alongamento, ou aquecimento antes, de iniciar as atividades físicas, e esse ato com o passar do tempo,ocasiona lesões, cansaço e fortes dores musculares.

Mas, será que as pessoas sabem como alongar-se corretamente? O alongamento é nada mais nada menos, que preparar o corpo para um maior desempenho nas articulações, proporcionando eficiência nas atividades.

Já o aquecimento proporciona ao individuo mais intensidade nas atividades físicas.

O aquecimento é uma técnica usada antes de qualquer atividade esportiva ou de exercícios físicos.

Composto por dois tipos: o geral que seria a caminha da ou corrida e o específico para quem exerce uma atividade esportiva.

Portanto, a prática de exercícios físicos deve ser feita de forma correta.

É necessário entender a importância do aquecimento e alongamento para um bom desempenho físico.

Importância do aquecimento e alongamento

Realizar um aquecimento e em seguida alongar-se corretamente é primordial para uma boa atividade física.

Por isso é muito importante que, ao praticar um exercício, a pessoa esteja relaxada e concentrada.

Mas, por onde começar?

Devemos iniciar alongando braços e pernas.

Existem outras formas de alongamento.

Para quem vai iniciar uma atividade esportiva o alongamento ajuda nos estímulos para o trabalho cardiovascular, circulação sanguínea e contrações musculares.

Devemos alongar-se 20 segundos.

É cabível exercer o alongamento acompanhado de um profissional da área de educação física.

Para quem pratica esportes como corrida, basquete, vôlei e futebol alongamento é fundamental para propor maior flexibilidade no movimento das articulações principalmente nos membros –joelhos, ombro se cotovelos.

Sem alongamento é impossível ter força muscular.

Os alongamentos podem ser:

  • Alongamento estático –É a compressão dos músculos que varia de 15 a 60 segundos-
  • Alongamento dinâmico –É quando o membro vai da posição neutra até o alcance final, para depois voltar à posição neutra
  • Alongamento balístico –É quando elevamos o músculo a estiramento na sua amplitude final.

O corpo bem alongado proporciona mais energia para exercer as atividades diárias com mais disposição e rapidez na coordenação dos movimentos.

Relaxamento muscular

De acordo com os órgãos de saúde o termo relaxamento significa voltar ao estado natural de calma, tanto físico quanto emocional,ou seja, um corpo relaxado, não tem espaço para tensão muscular muito menos estresse

O relaxamento muscular não só melhora o rendimento corporal como também ajuda a prevenir ansiedade, depressão, melhora as dores de cabeça, estomago e fadiga.

Ajuda a ter bom sono.

Quando o corpo apresenta tensões musculares, ocasiona problemas nas fibras musculares provocando várias alterações metabólicas resultando em doenças.

Conheça algumas técnicas de relaxamento muscular

  • Evite realizar atividades físicas com sono porque o corpo não responderá positivamente aos exercícios propostos resultando num cansaço maior.
  • Quando realizar atividade física dê preferência a roupas leves que proporcione liberdade de movimentos.
  • Existem algumas práticas de relaxamento que causa frio. Portanto, quando for exercer o relaxamento esteja com uma manta próxima a você para que o mesmo mantenha o corpo aquecido.
  • Quando for realizar o relaxamento dê preferência a um ambiente calmo e limpo. Reduza a luminosidade do local e evite barulhos altos e repentinos
  • Coloque uma musica relaxante. Algumas pessoas utilizam incenso sou velas aromáticas durante a cessão
  • Evite ser interrompido entre 10 a 15 minutos. Desligue o celular, TV, som ou qualquer coisa que tire sua concentração.
  • Escolha uma posição confortável. Feche os olhos, mantenha o corpo reto e mãos em estado de repouso.
  • E após o termino respire e inspire profundamente por quatro segundos. Realize essas ações cinco vezes seguidas.

Após a finalização do relaxamento muscular, perceberá que estais pronto para continuar suas atividades com mais praticidade.

Benefícios dos exercícios

A prática de exercícios físicos envolve muito mais que estética, uma vez que são inúmeros os benefícios proporcionados a quem pratica algum tipo de atividade física.

Não só melhora o coração como nos dá disposição.

A atividade física fortalece o sistema imunitário, reduzindo o risco de acidente vascular cerebral –AVC.

Reduz o risco de depressão e ajuda na memoria e na redução de peso.

Lembrando que sempre peça ajuda a algum profissional da área caso você possuir dúvidas sobre determinado exercício.

Finalizando por hoje

Quando praticamos exercícios físicos atrelados com o relaxamento de modo geral, estamos exercendo um ato benéfico ao corpo e evitando aparecimento de doenças.

Com a evolução tecnológica no mundo, resulta no humano uma vida corrida aumentando o perecimento do stress resultando no aumento de doenças como obesidade, tireoide, doenças cardiovasculares, câncer, depressão, diabetes e outros.

O relaxamento e alongamento junto com exercícios físicos sejam eles feito em casa ou numa academia proporcionará ao individuo uma busca harmônica os equilíbrios físico, emocional e mental.

Portanto, reorganize a sua vida e introduza já atividade física no seu dia a dia e obtenha melhor qualidade de vida.

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Este conteúdo foi desenvolvido por:

Fontes:

https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2014/01/14/numero-de-academias-aumenta-133-em-cinco-anos.htm

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/aquecimento-e-alongamento/50851

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/homem/fitness/confira-mitos-e-verdades-sobre-a-pratica-de-exercicios,4221b5baa4bb9310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

https://www.minhavida.com.br/fitness/perguntas/5076-o-que-pode-acontecer-se-nao-for-feito-alongamento-antes-e-depois-da-corrida

https://www.farmaciaeficacia.com.br/blog/saiba-a-importancia-do-alongamento-e-aquecimento/

https://www.ativo.com/fitness/a-importancia-do-exercicio-fisico-para-a-saude/

https://janainacintas.com.br/tipos-de-alongamento/

https://pt.wikihow.com/Praticar-Relaxamento-Muscular-Progressivo

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/relaxamento.htm

https://www.treinus.com.br/blog/a-importancia-do-relaxamento/


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