Dor na coluna lombar sintomas de dores lombares e nas pernas

A dor na região lombar, ou dor na coluna lombar, é conhecida como lombalgia. Trata-se de uma dor localizada na região mais baixa da coluna, perto da bacia.

Existem também outros nomes que são referidos à lombalgia, como “lumbago”, ou simplesmente dor nas costas. Segundo dados médicos aproximadamente dois terços das pessoas apresentam dores lombares e nas pernas em algum momento de sua vida.

Em alguns casos porém, esta dor se torna crônica, o que pode se tornar um grande desafio quanto ao seu tratamento, devido ao fato de que muitas vezes desconhecem-se os mecanismos que não se manifestam.

Esta dor que afeta pessoas de todas as idades é um transtorno, e hoje aqui no VitalFit você vai conhecer um pouco mais sobre ela e como tratá-la através de um método muito conhecido, que está em alta e que apresenta excelentes resultados.

Confira o que você aprenderá aqui hoje:

Gostou do que vem por aí no artigo de hoje? Então não deixe de se cadastrar e ficar sempre por dentro de nossas novidades, é de graça e não leva nem um minutinho… vai lá:

Dor na coluna lombar sintomas de dores lombares e nas pernas

A região lombar de nosso corpo é responsável por suportar a maior carga, e está diretamente relacionada com a nossa postura, ou melhor, a postura adequada de uma pessoa.

A dor persistente nesta região é preocupante e caso  a pessoa sofra com alguma doença na coluna esta dor não desaparecerá tão facilmente, sendo assim, muitas vezes medicação ou simplesmente repouso não são suficientes.

Alguns sintomas

Uma dor que já ultrapassa algumas semanas pode ser considerada como dor persistente. Normalmente, ao fazer algum esforço, até mesmo com as atividades simples e rotineiras, as dores lombares tendem a piorar.

Além da dor lombar aquela pessoa que sofrer com algum outro ferimento um pouco mais grave na coluna, pode ainda sentir sintomas como formigamentos e dormências nos membros inferiores ou superiores.

Consequentemente a dificuldade para se locomover pode aparecer, dificuldades também para levantar objetos mais pesados, desânimo, dores na cabeça, etc.

Você não deve jamais ignorar qualquer tipo de dor na coluna, principalmente se esta estiver acompanhada de algum outro sintoma, como os que mencionamos acima.

Portanto ao detectar dores lombares e nas pernas, e algum outro sintoma juntamente com esta dor, a pessoa deve procurar a ajuda médica imediatamente. Ao ignorar tudo isto e também, ao se auto-medicar, a pessoa poderá estar colocando sua saúde em risco.

Tratamentos

Pode que a lombalgia venha a melhorar ao longo do tempo, porém, para não deixar que esta se agrave e, consequentemente, não colocar sua saúde em risco, existem algumas intervenções terapêuticas.

O tratamento da dor lombar tem como objetivo maior aliviar as dores e prevenir o agravamento.

Alguns exercícios aeróbicos com o objetivo de fortalecer a musculatura paravertebral e abdominal são eficazes, comprovadamente, e aconselhados para quem apresenta dores nas costas.

Um programa de exercícios que o paciente com dor na coluna lombar pode executar é o pilates. O Instituto Vitalfit é um centro de excelência em Pilates e Fisioterapia, com o foco em prevenção e reabilitação.

Confira abaixo um pouco mais sobre o método pilates.

Pilates, método e benefícios

Dor na coluna lombar sintomas de dores lombares e nas pernas - img 1

O Pilates é um programa de exercícios executados no solo com ou sem o auxílio de aparelhos. Foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, com foco em reabilitar lesionados, através de exercícios e com o auxílio de aparelhos.

O método Pilates envolve uma série de princípios, tais como a concentração, a centralização da força, fluidez, repetição, respiração, etc.

Hoje o pilates é muito praticado, principalmente pelos inúmeros benefícios que este método apresenta. Quando você participa de sessões de pilates, você verá uma série de melhorias acontecerem com o seu corpo e com sua mente, como por exemplo:

  • Melhor concentração
  • Respiração 
  • Flexibilidade
  • Força e postura
  • Coordenação e equilíbrio 

Esta técnica além de prevenir e ajudar no tratamento de diversas alterações presentes no corpo humano, destaca-se principalmente devido ao tratamento da dor na coluna lombar. 

Hoje existe um público grande que possui este tipo de dor e busca por tratamento com sessões de pilates, por isto, um atendimento diferenciado para estes casos é necessário, com uma abordagem mais específica.

Você pode saber mais sobre o tratamento de Pilates do Instituto VitalFit acessando esta página. Adoraremos conversar com você e poder lhe auxiliar.

Conclusão

No artigo de hoje você conheceu um pouco mais sobre a dor na coluna lombar, consequências destas dores, sintomas das dores lombares e também sobre os respectivos tratamentos.

O Instituto VitalFit visa sempre levar o melhor conteúdo para você, acompanhado de uma melhor solução para a sua saúde, como por exemplo nossas sessões de Pilates que você também conheceu um pouco mais hoje aqui.

Se você gostou deste artigo não deixe de comentar, se cadastrar em nossa lista de acompanhantes e ficar sempre por dentro de nossas novidades:

Hoje ficamos por aqui, um abraço e até a próxima!


Este conteúdo foi desenvolvido por:


 

fonte(s):

https://www.herniadedisco.com.br/exercicios-e-prevencao/pilates/
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/lombalgia
https://drjulianopimentel.com.br/dores/lombalgia-causas-sintomas-e-tratamentos/
https://www.itcvertebral.com.br/doencas-da-coluna/lombalgia
https://minutosaudavel.com.br/lombalgia-dor-lombar-o-que-e-sintomas-tratamento-e-remedios/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Dor na coluna lombar sintomas de dores lombares e nas pernas”