Inflamação muscular nas costas tratamento

As pessoas nos dias de hoje vivem no “corre-corre” da vida, escola, trabalho, trânsito, resolver problemas pessoais, levar os filhos na escola, reuniões, em fim… Quantas dessas pessoas, no final do dia, exaustos, sentem uma leve dor nas costas.

Algumas dessas dores são leves, da mesma forma que apareceu, desaparece. Porém, outras persistem chegando até incomodar.

O que muita dessas pessoas não sabem, é que essa leve dor pode se agravar resultando numa séria inflamação muscular nas costas. Então, nada melhor que, detectar logo cedo, a causa do problema.

Porém, inflamação muscular nas costas tem tratamento, e é sobre isso que falaremos hoje aqui.

De acordo com alguns especialistas da área ortopédica, muitas dessas dores estão relacionadas a danos nos músculos e estiramentos na região das costas, popularmente conhecido como distensão muscular.

Outra probabilidade são os ligamentos alongados demais (entorse lombar). Em casos extremos uma inflamação que causa contrações nas costas. Muitas dessas contrações causam dores agudas resultando em dificuldades de se locomover.

Os estiramentos musculares nas costas costumam ocorrer devidos algum movimento desproporcional que colocou estresse na área afetada. Esses movimentos podem ser levantamento de algum objeto pesado, movimento brusco ou uma queda.

Às vezes o individuo que pratica alguma atividade física como correr, giros, e exercícios que necessita movimentar os músculos das costas, pode ocorrer um movimento brusco ocasionando lesão.

Confira o que vem por aí hoje:

Então, curtiu o que você aprenderá hoje aqui? Então não esqueça de se cadastrar para obter com exclusividade as nossas novidades – é de graça!


Aspectos clínicos das dores musculares nas costas

Pacientes que sofre de artrite (reumatoide), Artrose – osteoartrite, espondilite (anquilosante), são predispostos a terem inflamações musculares nas costas. Mulheres grávidas também estão predispostas devido ao peso do bebê.

Existe tratamento diferenciado para inflamações muscular nas costas? Sim. Para isso o individuo precisa consultar um especialista ortopedista ou um neurocirurgião que estudará o caso, e conforme os resultados dos exames aplicará o tratamento adequado.

Nunca fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios por conta própria, pois ocasionará outros problemas de saúde. Só o médico pode indicar o remédio correto.

Em alguns casos a fisioterapia e exercícios físicos são a solução.

Segundo os especialistas em coluna, a má postura é um dos fatores prejudiciais ao músculo das costas. Mas há outros aspectos clínicos que ocasionam dores nas costas.

A obesidade e a fraqueza dos músculos também são fatores propicio a inflamações musculares. Quando o individuo passa por um momento de estresse e tensão.

Os músculos se contraem ocasionando dores crônicas na parte superior das costas. A dor pode atinge o pescoço e os braços.

Outro aspecto clínico que contribui para dores musculares, por incrível que pareça, é o tabagismo. O hábito de fumar pode ocasionar dores futuras na parte inferior das costas.

Os médicos afirmam que pacientes que apresentam essas dores inferiores podem ter o problema solucionando em até quatro semanas, porque essa região fornece nutrientes imprescindíveis para cura.

O tratamento para inflamação muscular nas costas indicado pelos médicos são

  • Analgésicos – o Paracetamol é sempre indicado pelos médicos onde o paciente fará uso 03 vezes por dia;
  • Anti-inflamatórios – o mais receitado é o Ibuprofeno ou Nimesulida, ingeridos 03 vezes por dia após as refeições, principalmente em paciente que sofre de artrite;
  • Relaxantes musculares – Miosan, tomar 03 ou 04 vezes por dia orientado pelo especialista;
  • As Injeções de Diclofenaco e Tiocolquicósido – só é receitado pelos médicos em último caso, quando as dores persistem e se tornam intensas. O paciente fará uso desse medicamento no hospital ou posto de saúde prescrito pelo ortopedista.

Agora para que as dores não retornem, são necessárias algumas sessões de fisioterapia, o VitalFit oferece sessões de Fisioterapia em Copacabana, no Rio de Janeiro. O fisioterapeuta avalia o paciente através de suas queixas e exames que o mesmo realizou é que vai ser possível dizer qual o tratamento indicado.

Tratamentos fisioterápicos

São vários, por exemplo, para inflamações o eletro-fototerapia alivia muito as dores. Para dores mais intensas os exercícios de cinesioterapia são adequados. Sem contar que o paciente não pode deixar de realizar os exercícios de alongamento que deve ser diário.

Na consulta o fisioterapeuta indicará ao paciente quais os exercícios que o mesmo poderá realizar em casa para complementar o tratamento. Um desses exercícios são a caminhada e o pilates clínico. Faça Pilates em Copacabana no Rio de Janeiro, venha visitar o Instituto VitalFit.

Os exercícios fortalecem o abdômen e a coluna lombar. Fazer uso de compressa também é muito bom.

Tratamento Caseiro

Aplicar gelo sobre a região dolorida durante 15 á 20 minutos.

Alternar o frio com o calor nas primeiras 48 horas após a lesão. O paciente deve aplicar uma compressa de gelo durante 20 minutos alternando de 03 á 04 vezes por dia. Depois aplicar a compressa quente por mais ou menos 15 ou 20 minutos.

Compressa de sal quente que ajuda diminuir as dores e estimula a circulação sanguínea. Modo de preparo da compressa de sal quente.

A massagem com óleos essenciais como Alecrim, Hortelão-pimenta e Erva de São João são excelentes para aliviar dores musculares. Os dois primeiros estimulam a circulação e o último atua como analgésico e anti-inflamatório. Conheça os benefícios das massagens com ervas.

Após a ocorrência de uma lesão muscular é importante que o indivíduo descanse e após o alívio da dor, alongue suavemente a região afetada. Dessa forma, está evitando rigidez.

Existem alguns chás que atuam como sedativo para dores musculares. São eles chá de valeriana, gengibre, salgueiro-branco, filipêndula ou garra do diabo. São excelentes anti-inflamatórias e anti-reumáticas. No entanto, deve ser consumido com moderação principalmente, o salgueiro-branco, pois ele contém moléculas de ácido acetilsalicílico, que estimulam o fluxo sanguíneo ocasionando em algumas pessoas hemorragia.

A Arnica é uma planta muito conhecida popularmente e atua no controle de inchaços, contusões e inflamações.

Para que não conhecia os benefícios do açafrão. É uma planta medicinal cujo efeito é reduz a inflamação muscular. Mas deve ser usado com moderação. A dose recomendada é 300mg duas vezes ao dia. O pó pode ser colocado na comida – arroz, sopas, legumes e ovos.

O banho com sais de Epsom é maravilhoso. O Epsom é um composto mineral que alivia as dores musculares por regular os níveis de magnésio no organismo aumentando os efeitos de serotonina.

Finalizando por hoje

para saber mais sobre tratamentos para dores nas costas, inflamações e afins, entre em contato com nossa equipe. Saiba mais também sobre nossas sessões de Pilates e Fisioterapia. O Instituto VitalFit trabalha com Pilates e Fisioterapia em Copacabana-RJ.

Aulas de Pilates e Fisioterapia em Copacabana RJ, agende seu horário aqui.

Se você gostou do artigo de hoje, não esqueça de fazer parte de nossa lista de leitores que recebem conteúdos e materiais com exclusividade:

De momento ficamos por aqui, até a próxima!


Este conteúdo foi desenvolvido por:

Fonte(s):

https://www.mundoboaforma.com.br/dores-musculares-nas-costas-causas-e-tratamento/

https://www.ortopediabr.com.br/especialista-em-coluna-dor-nas-costas/

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/18992-conheca-a-dor-nas-costas-de-origem-inflamatoria

https://www.tuasaude.com/dor-nas-costas-o-que-fazer/

https://www.tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-dor-muscular/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *