Blog

DorLombar

Postura e dor

“A postura geralmente é definida como o arranjo relativo das partes do corpo. A boa postura é aquele estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de suporte do corpo contra lesão ou deformidade progressiva, independentemente da posição na qual essas estruturas estão trabalhando ou repousando. Sob tais condições, os músculos trabalharão mais eficazmente e serão permitidas as posições ideais para os órgãos abdominais e torácicos. A má postura é uma relação defeituosa das várias partes do corpo que produz aumento da tensão sobre as estruturas de suporte e na qual existe um equilíbrio menos eficaz do corpo sobre sua base de suporte.” (Posture Committe of the American Academy of Orthopedic Surgeons 1947).

Condições dolorosas associadas à mecânica corporal defeituosa são tão comuns que a maioria dos adultos possuiu um conhecimento desses problemas. Dores nas costas são as queixas mais frequentes, embora devido as posturas adquiridas nos dias atuais (celular, computador) as dores no pescoço, ombro e membro superior tenham se tornado cada vez mais prevalentes.  Quando se analisa a dor e defeitos posturais frequentemente se questiona sobre alterações posturais graves onde o paciente não relata dor e alterações leves onde se originam sintomas de tensão mecânica e muscular. A Resposta para essa pergunta está na constância do desequilíbrio. Uma postura pode parecer muito defeituosa, mas o indivíduo pode ser flaxível e mudar a posição do corpo prontamente (alteração funcional), uma postura pode parecer boa mas com a rigidez e a contratura muscular podem limitar tanto a mobilidade que a posição do corpo não pode ser modificada prontamente (alteração estrutural). O Fator mais importante pode ser a falta de mobilidade, que não é detectado como alinhamento defeituoso, mas é diagnosticada em testes específicos. Por isso a importância de se procurar uma equipe especializada onde a avaliação será mais precisa e indicará a causa do problema e melhorará a dor e qualidade de vida do cliente.

Medicina Postural
A boa postura é um hábito que contribui para o bem- estar do indivíduo. A estrutura e a função do corpo provêm o potencial para se atingir e se manter uma boa postura. Por outro lado, a má postura é um mau hábito e, infelizmente, é muito comum. Se a postura defeituosa for um problema meramente estético, as preocupações podem ser limitadas àquelas relativas a aparência. Entretanto, defeitos posturais persistentes podem dar origem ao desconforto, à dor ou à incapacidade. A Medicina Postural vem para diagnosticar e tratar os males que são causados pela má postura, através de avaliação computadorizada, Scanner Postural de última geração, Baropdometria e avaliação física realizada por Médicos e Fisioterapeutas. Depois de feita a avaliação e diagnosticado o desequilíbrio são indicados os tratamentos mais indicados (Pilates, RPG, Fisioterapia) acompanhadas por profissionais altamente treinados.