Sinvastatina melhora o metabolismo do cálcio em mulheres com Osteoartrite

A Sinvastatina é um medicamento indicado na redução de mortalidade por doenças coronariana, reduz o risco de infarto do miocárdio.

A sinvastatina também reduz o Acidente Vascular Cerebral – AVC. A substância visa diminuir o fluxo sanguíneo em locais do músculo cardíaco.

O paciente que apresenta esse problema, pode no decorrer do tempo ter os batimentos cardíacos descompensados, resultando em coágulos que iram estreitar as artérias coronárias ocasionado o que conhecemos por “entupimentos” nas veias fazendo com que o sangue chegue ao cérebro desenfreadamente, acarretando o AVC que muitas vezes leva a morte.

A sinvastatina reduz também as obstruções arteriais dos membros inferiores, popularmente conhecida como a má circulação do sangue nas pernas.

Cientificamente, doenças arteriais periféricas.

Paciente com excesso de glicose no sangue que usa Sinvastatina tem menos risco de sofrer complicações macrovascular, que seria a amputação dos membros inferiores.

Confira o que vem por aí hoje:

Então, curtiu o que você aprenderá hoje aqui? Então não esqueça de se cadastrar para obter com exclusividade as nossas novidades – é de graça!

Sinvastatina melhora o metabolismo do cálcio em mulheres com Osteoartrite

Sinvastatina melhora o metabolismo do cálcio em mulheres com Osteoartrite - img 01

Hoje nos consultórios médicos é possível encontrar um grande índice de pessoas com aterosclerose e o medicamento mais receitado pelos médicos é a Sinvastatina.

Mas o seu ranque está em pacientes que apresentam níveis altíssimos de colesterol total, LDL-colesterol e apolipoproteína B.

Mas será que o uso desse medicamento, restabelece o anabolismo do cálcio em mulheres que apresentam degeneração das cartilagens? É sabido que, pessoas que apresentam esse distúrbio, as partes do corpo mais afetadas são as articulações das mãos, joelhos, fêmur e coluna.

Em 2016 foi realizado um estudo com o intuito de avaliar quais os efeitos que a Sinvastatina causa em mulheres pós-menopausa que apresenta colesterol alto e leve osteoartrite.

O estudo se deu da seguinte forma, de 60 mulheres dois grupos foram formados, onde o primeiro foi medicado com doses de 20 á 40 mg de Sinvastatina por 01 ano.

Enquanto, o segundo recebeu tratamento regular do medicamento.

O primeiro grupo apresentou uma redução significativa no nível plasmático de cálcio enquanto o segundo não houve alteração.

Conclui-se, que o medicamento sinvastatina reduziu o nível sérico de cálcio, tornando a vida do paciente menos dolorosa.

A Osteoartrite para quem desconhece, é a doença das articulações mais conhecida como artrose geralmente aparece em pessoas que tem obesidade, realizam exercícios físicos repetitivos como jogadores de futebol.

A artrose começa a dá sinais em pessoas acima dos 40 anos. Nessa idade muitas pessoas não se queixam de dores e talvez por isso muitos não saibam que tem a doença.

As dores começam a dá sinais quando a idade vai avançando e não faz distinção de sexo, ou seja, ela vai atingindo homens e mulheres na mesma proporção.

Os sintomas da Osteoartrite nas articulações

  • Mãos: Geralmente a dor ocorre entre a segunda e a terceira falange. Pode ocorrer de aparecer vermelhidão ou inchaço e a limitação começa a ser leve.
  • Joelhos: É a articulação que mais suporta peso, e de grande importância pois é o que nos proporciona movimentar-se diariamente. As dores ocorre devido o aumento de líquido e da sinovite. Em alguns casos ocorre o alargamento das estruturas osseas, onde o individuo sente como se houvesse areia nas juntas. Se o paciente não procurar um médico e iniciar o tratamento com exercicios, com o passar dos anos pode ocorrer deformidades que desenfileira os ossos.
  • Coxofemurais: Quando aparece a osteoartrite, geralmente é bilateral e o individuo sente desconforto ao caminhar. A irradiação caminha para as nádegas ou joelhos.
  • Coluna: Quando o tecido fibroso elástico ocorre alterações, ocasiona o comprimento das raízes nervosas surgindo a dor cujos locais onde mais sucede as dores são na coluna cervical baixa e as últimas vértebras lombares. O exame radiográfico pode mostrar a presença de bicos de papagaio.

Infelizmente não existe tratamento e os medicamentos podem ser o Ácido Acetilsalicílico e analgésicos comuns mas atenção: esses medicamentos devem ser ministrado pelo médico pois além de não tratar a doença só serve para amenizar a dor.

O ácido acetilsalicílico usado repetidamente ocasiona alteração que resulta na coagulação e causar sangramentos.

Mulheres com Osteoartrite

A osteoartrite costuma dar sinais no corpo feminino quando a mesma entra na menopausa ou com mais de 65 anos. É claro que nem todas apresentaram esse problema, pois de 100% só 70% terão sinais osteoartrite.

As mulheres que fazem reposição hormonal sentirão pouca dor. Existe hoje uma pequena cirurgia denominada artroplastias – substituição articular que melhora os movimentos corrigindo as deformidades.

Estudos afirmam que fatores genéticos são um dos maiores influenciadores.

Outro fator são os distúrbios endócrinos e esse muitas vezes está relacionado ao hábito alimentar. A baixa ingestão de Vitamina C e D também ocasiona osteoartrite.

Finalizando

Portanto, mulheres e homens não importa a idade mudem o hábito de vida.

Passem a fazer caminhada se puder matricule-se numa academia para realizações de exercícios com acompanhamento de um profissional onde ele saberá os exercícios adequados para cada quadro clínico.

Mudem o hábito alimentar passando a ingerir mais alimentos ricos em cálcios e vitaminas C e D.

Aulas de Pilates e Fisioterapia em Copacabana RJ, agende seu horário aqui.

Se você gostou do artigo de hoje, não esqueça de fazer parte de nossa lista de leitores que recebem conteúdos e materiais com exclusividade:

De momento ficamos por aqui, até a próxima!


Este conteúdo foi desenvolvido por:

Fonte(s):

https://www.consulfarma.com/Post/sinvastatina-melhora-o-metabolismo-do-calcio-em-mulheres-comosteoartrite

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/doenca-arterial-periferica

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1646706X14000378

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/aterosclerose

http://docplayer.com.br/40028943-Glaucio-ricardo-werner-de-castro-efeitos-da-sinvastatina-em-modelode-osteoartrite-em-ratos.html

https://consultaremedios.com.br/sinvastatina/bula

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/artrose-osteoartrite/

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/osteoartrite-e-mais-comum-emmulheres

http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/3610/osteoartrose.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *